X
MARILIA CHARTUNE TEIXEIRA

MARILIA CHARTUNE

Nascida em MG, Tocantins, completei meus estudos em Pintura e Restauração na UFRJ e no Rio de Janeiro comecei o trabalho profissional em Feiras de Arte como a de Ipanema e Praça XV e galerias tendo sido inserida no Mercado de Arte através de Leilões e da divulgação de marchands como João Carlos Lopes dos Santos.

Na Europa, iniciei o trabalho em aquarela e pintura de cenas urbanas, seguindo pelo mesmo caminho no Rio de Janeiro em que participando de mostras como Brasil Arte Turismo, pude mostrar em outros estados. 

Em Santa Maria, RS abriu um espaço de produção e exposição de pinturas, curso de técnicas variadas.

Foi presidente de Associação de Artistas Plásticos por quatro gestões e atualmente Secretária de Cultura da Cidade Cultura!

Conquistei prêmios, troféus e medalhas em salões nacionais e internacionais e apoio iniciativas das artes como Simpósio Internacional de Escultores e Encontro Internacional de Aquarela criado por mim com o apoio do Sesc.

Influenciada pela técnica da aquarela e por artistas urbanos como Raul Dufy, minha pintura tende ao estilo impressionista e as Cenas de Bares, Ruas e Cafés são inventadas e podem levar a qualquer cidade dentro da imaginação. Obcecado pela luz e movimento de pessoas, imprimo o ideal urbano com espaços de convivência e pessoas caminhando ou de bicicleta.

Marília Chartune é uma aquarelista, dessas que conseguem efeitos mágicos que dão força e movimento a cenas do cotidiano. Uma praça, uma esquina, a calçada de uma rua qualquer, tudo parece criar uma movimentação animada com as aguadas que ela pratica e o resultado é tão poderoso (e lindo) que nos leva a ficar examinando detidamente cada trabalho não verbalizada

Aguadas não são completamente controláveis e o artista orienta, direciona, conduz, mas não consegue o controle absoluto, quer dizer, a gente aqui sempre pensou assim, mas parece que Marília Chartune veio para mostrar que a gente não entende nada do assunto, a julgar pelo que ela produz.

Bom, o trabalho é tão meticuloso que somos levados a acreditar que cada obra é produzida muito vagarosamente, com uma dedicação absoluta a cada pormenor.

Acontece que nos 25 anos de carreira, a artista já produziu milhares de obras, como as 500 aquarelas pintadas em apenas 15 dias para atender uma encomenda da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

 

Natural de Tocantins, MG, obteve sua formação de ensino básico em Ubá - MG

Engenharia Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora, não concluído.

Bacharel em pintura e restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1979 à 1982.

Especialização em História da Arte pela Escola de Turismo de Baleares, Palma de Mallorca, Espanha em 1984.

Decoração de Interiores no Clube dos Decoradores do Rio de Janeiro –

Atividades

_ Cursos de Criatividade e Processo Criativo com Charles Watson na Universidade Federal de Santa Maria, Guia do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, projeto Funarte

_ Oficinais de aquarela, mosaico, vitral e gravura na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

_ Participou de diversos eventos culturais como organizadora, jurada e curadora no Brasil e Uruguai.

_ Exposição Coletiva de Artistas Gaúchos na Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai e Cabildo de Montevideo, Uruguai

- Inserções em livros de arte, revistas e jornais do Brasil e exterior

- Publicações sobre arte em diversos livros, blogs e catálogos

- Atuou em diversas instituições como palestrante e ministrante de cursos e workshops, conselhos de cultura e associação de artistas

- Dezenas de Prêmios em salões de arte, duas participações na Bienal da arte latino Americana em São Paulo, como Destaque da Mostra

- Centenas de exposições coletivas em galerias e museus no Brasil e Exterior

- Secretária de Cultura do Município de Santa Maria

- Coordenadora de Cultura da AMCentro

- Capas de Livros, revistas, identidade visual de 20 edições do Santa Maria em Dança, criações de troféus, cartazes e ilustrações.

Cadastro de

Newsletter

Cadastre seu nome e e-mail para receber nossas novidades!