X
MARCOS ROBERTO GOMES

MARCOS GOMES

Pingar, jogar, deixar a tinta cair sobre a tela, formando um emaranhado de cores e formas que desafiam a imaginação e deixam margem para a espontaneidade.

A obra de Marcos Gomes caracteriza-se pela busca da visão além do traçado espontâneo, misturando o estilo figurativo as técnicas do dripping, para criar em suas obras uma técnica e marca própria, onde o controle da queda da tinta forma um traçado único, passeando entre a imagem abstrata e desenhos elaborados e definidos...  

          Perfil:

Nascido na cidade de Ijuí/RS no ano de 1979, Marcos Gomes iniciou seus estudos em artes plásticas no ano de 2004, nesta época utilizando as técnicas de pintura em acrílico e óleo sobre tela.

Mudou-se para o estado da Bahia em 2006, onde permaneceu por três anos aperfeiçoando sua técnica e estudando a cultura e o artesanato local.

Em 2009 retornando ao Rio Grande do Sul, iniciou o circuito de exposições regionais que divulgariam sua obra e em paralelo iniciou a busca por novas técnicas incluindo a aplicação de materiais diversos junto a sua pintura, porém em 2013, insatisfeito com os resultados obtidos até então abandonou o estudo das técnicas convencionais e iniciou por conta própria o estudo e a experimentação das técnicas de pintura em dripping e o desafio de mesclar esta técnica inusitada com a figuração, criando assim um estilo próprio pelo qual se apaixonaria e se tornaria o foco principal de sua obra.

Categoria e principais influencias:     

Sua obra pode ser caracterizada como Arte Moderna e traz em si grande influencia de grandes mestres e artistas atuais como Jackson Pollock, Salvador Dalí, Romano Di Martino e Nicolas Huidobro.

Campanhas: Em 2012 sua obra “Aurora dos Anjos” estampou a campanha de vendas da Unimed VTRP, sendo estampada em bolsas térmicas e camisetas e ao final da campanha um evento marcou o sorteio da obra entre os clientes que adquiriram o plano.

Premiações:

Premiado no 2°, 3 ° e 5° Salão de Artes Visuais A Vida Tomando Forma - Teutoart 2012, 2013 e 2015.

Homenageado como Personalidade Artística do Ano de 2016 pela ARCA Associação Regional Cultural e Artística – Teutônia/RS.

 MEDALHA DE PRATA - XXIII Exposição Nacional de Pintura Artística, VII Mostra Mercosul de Arte e V Mostra de Pintura Decorativa - AGAPA 2016.

 Revistas:

 Teve suas obras publicadas no Catálogo Dartis n° 57 e 58, sendo Capa da Edição de n° 60.

Principais Exposições Individuais:

Mostra de Artes “O Que Você Vê?”

Locais: Espaço Arte 09 da Univates - Lajeado/RS - Abril de 2013.

 Espaço Cultural do SESC - Lajeado/RS - Maio de 2013.

 Salão de Eventos Bloco A - UCS - Bento Gonçalves/RS – Março de 2014.

Mostra de Artes “A Cena Que Não Se Vê.”

Locais: Espaço Cultural do SESC – Lajeado/RS – Maio de 2016.

Fundação Casa das Artes – Bento Gonçalves/RS – Dezembro de 2016.

Cadastro de

Newsletter

Cadastre seu nome e e-mail para receber nossas novidades!