X
INOS CORRADIN

INOS CORRADIN

Nasceu em Piemonte, na Itália.

Estudou em Castelbaldo com o mestre Tardivello e, ao se mudar em 1950 para o Brasil, fixou-se em Jundiaí. Antes de São Paulo, o pintor passou pela Bahia, onde, segundo estudiosos, deu mais leveza a sua obra, como consequência da “doçura baiana”. Lá conviveu com Jorge Amado, Carybé e Mario Cravo Júnior.

Desde 1952 participou de mostras coletivas como o Salão Paulista de Arte Moderna e o Salão Nacional de Arte Moderna e, entre 1954 e 1955, dedicou-se à cenografia. Já expôs individualmente na Itália, Israel, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Holanda e Canadá, além de, naturalmente, em várias cidades brasileiras.

É pintor de paisagens, figuras e naturezas-mortas, praticando uma arte jocosa e humorada, tendendo à estilização e com bons recursos cromáticos. “Sua trajetória ao longo desses mais de 50 anos, o situa entre os grandes artistas brasileiros da atualidade. Em suas obras sempre a marca registrada de um estilo e uma linguagem peculiar que nos permite identificar: Inos” ” C. Fasan.

DOCUMENTÁRIO:
O documentário “Inos” retrata a vida e obra do pintor italiano Inos Corradin.

O filme mostra toda a saga do artista, desde sua infância em Castelbaldo, na Itália, até suas passagens pela Bahia, São Paulo e, finalmente, Jundiaí, onde realiza seu trabalho até os dias de hoje.

Com depoimentos marcantes de várias personalidades do mundo das artes, como o pintor Gustavo Rosa, o renomado crítico de arte Jacob Klintowitz e a marchand internacional Carla Surian, todas as fantásticas histórias desse cidadão do mundo são contadas por quem realmente as viveu.

 As viagens marcantes, o contato inusitado com Jânio Quadros, seu jeito despojado e o rico legado desfilam de modo informativo e lúdico por cerca de 50 minutos de pura viagem no mundo das artes. “Inos” é peça fundamental, não apenas para os amantes da arte, mas para todos os amantes da vida.

Cadastro de

Newsletter

Cadastre seu nome e e-mail para receber nossas novidades!