VASCO PRADO

VASCO PRADO

Nasceu em Uruguaiana (RS) em 1914. Gravador, escultor, pintor, desenhista e professor.

Em 1940 estudou por três meses na Escola de Belas Artes de Porto Alegre.

Ganhou bolsa de estudos do governo francês, indo estudar em Paris de 1947 a 1948, onde foi orientado por Fernand Léger e Etiénne Hadju e frequentou o ateliê de gravura da École Nationale supérieure des Beaux-Arts.

Após contato com o gravador Leopoldo Mendez, dirigente do Taller de Gráfica Popular do México, ao voltar para o Brasil fundou o Clube de Gravura de Porto Alegre com Carlos Scliar em 1950.

Foi professor do Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 1966 e da Universidade de Caxias do Sul.

Entre 1968 e 1969 foi convidado pelo governo de vários países europeus: Alemanha, Polônia, Espanha e Portugal para realizar estágios e exposições.

Ganhou o concurso para o Monumento a Villa-Lobos, em Porto Alegre no ano de 1962.

É autor do mural da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul concluído em 1972.

Participou da Bienal Internacional de São Paulo de 1967 e de várias edições do Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Em 1991 ilustrou Com suas linoleogravuras a edição especial do "Negrinho do Pastoreio" de Simões Lopes Neto. Recebeu retrospectiva "Vasco Prado: oitenta anos", na Usina do Gasômetro em Porto Alegre em 1994 e realizou individual no MARGS em 1998.

Obteve prêmios e realizou inúmeras exposições individuais e coletivas em vários países da Europa e América. Faleceu em Porto Alegre (RS) em 1998.

Mais obras deste Artista

Cadastro de

Newsletter

Cadastre seu nome e e-mail para receber nossas novidades!